Estudo revela que veículos mais altos aumentam risco de lesões graves em pedestres

Estudo revela que veículos mais altos aumentam risco de lesões graves em pedestresEstudo revela que veículos mais altos aumentam risco de lesões graves em pedestres (Shahzin Shajid – Unsplash)

Um estudo recente do Insurance Institute for Highway Safety (IIHS) revelou que veículos mais altos, como SUVs e caminhonetes, aumentam significativamente o risco de lesões graves em pedestres durante um impacto.

+Bugatti quebra recordes de velocidade com seus hipercarros e mira 500 km/h no futuro
+Renault 5 Turbo retorna como hot hatch elétrico de 500 cv e desempenho de supercarro

A pesquisa analisou 202 acidentes envolvendo pedestres e constatou que, além de aumentar a velocidade, a altura da frente do veículo amplifica a gravidade das lesões. Quando a velocidade vai de 24 km/h para 56 km/h, o risco de lesão grave aumenta drasticamente, passando de 9% para 52%, e esse número chega a 91% quando o veículo é mais alto.

O estudo também sugere que o limite de velocidade atual de 40 km/h em áreas residenciais pode ser excessivo, considerando os riscos para os pedestres. Como resposta, a cidade de Nova York anunciou a redução do limite de velocidade para 32 km/h em algumas ruas, especialmente perto de escolas e vias compartilhadas.

Esses achados confirmam os resultados de uma pesquisa anterior, que apontava que veículos com frentes mais verticais e rígidas são mais perigosos para pedestres.

O IIHS destaca que, para melhorar a segurança dos pedestres, será necessário um esforço conjunto de diversas áreas do transporte, incluindo mudanças nas políticas de velocidade e no design dos veículos.

Fonte: Motor1.com | Foto: Unsplash | Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial

Back to top