As Forças Armadas da Coreia do Sul demonstraram recentemente o Hyunmoo-V, considerado o míssil balístico não nuclear mais poderoso do mundo.
A revelação ocorreu durante uma exposição de armas antes do desfile militar em comemoração ao Dia da Fundação das Forças Armadas, que será realizado em 1º de outubro. O colunista sul-coreano ハク Mason compartilhou detalhes sobre a exibição em sua conta no X.
O sistema Hyunmoo-V, parte de uma linha de mísseis estratégicos sul-coreanos, impressiona pelo seu poder e alcance.
Com um peso estimado em 36 toneladas, o míssil pode atingir distâncias superiores a 3.000 quilômetros quando equipado com uma ogiva leve.
No entanto, sua versão com ogiva pesada, projetada para penetrar profundamente no solo, tem alcance estimado de até 300 quilômetros. Esses mísseis foram desenvolvidos com a capacidade de atingir centros de comando subterrâneos, bases de mísseis nucleares e outras instalações fortificadas.
A tecnologia de lançamento a frio usada no Hyunmoo-V garante que o motor seja acionado a uma certa altitude após o disparo, tornando-o ainda mais preciso e eficiente. As ogivas do míssil são compostas por metais pesados, otimizados para garantir a maior penetração possível em estruturas subterrâneas usando energia cinética.
A Coreia do Sul planeja adquirir até 200 unidades do Hyunmoo-V, que também equipará o futuro Joint Strike Ship, atualmente em desenvolvimento pela Hanwha Ocean. A linhagem de mísseis Hyunmoo, iniciada em 1986, vem sendo expandida e modernizada ao longo dos anos, tornando-se a principal arma estratégica do arsenal sul-coreano.
Hyunmoo-V. Fonte e imagens: X @mason_8718 / mil.in.ua