Veja o vídeo: F-16 Ocidentais chegam à Ucrânia

F-16 Ocidentais chegam à Ucrânia. Telegram @V_Zelenskiy_officialF-16 Ocidentais chegam à Ucrânia. Telegram @V_Zelenskiy_official

Os caças multifuncionais F-16 ocidentais já chegaram à Ucrânia, conforme anunciado pelo presidente Volodymyr Zelenskyy durante a celebração do aniversário da criação da Força Aérea das Forças Armadas da Ucrânia.

+ Clique aqui para ver o vídeo

Zelenskyy agradeceu aos parceiros internacionais pela transferência dos avançados caças para a Ucrânia e destacou a importância deste reforço.

“Estou orgulhoso de todos os nossos pilotos que estão dominando essas aeronaves e já começaram a usá-las em nosso país. Agradeço à nossa equipe por este resultado. Agradeço a todos os parceiros que realmente ajudam efetivamente com o F-16, e aos primeiros estados que aceitaram nosso pedido de aeronaves – Dinamarca, Holanda, Estados Unidos – e todos os nossos parceiros – agradecemos seu apoio!” disse o presidente.

Durante o evento, Zelenskyy mostrou o voo de um par de F-16 ucranianos, embora por razões de segurança não tenha revelado a localização exata da demonstração.

F-16 Ocidentais chegam à Ucrânia. Telegram @V_Zelenskiy_official

Ele também expressou seu desejo de que a Força Aérea Ucraniana e todos os soldados sintam o orgulho dos ucranianos nas novas aeronaves de combate, esperando que isso contribua para a vitória e a paz justa para a Ucrânia.

A transferência dos caças F-16 para a Força Aérea da Ucrânia foi um processo longo, mencionado oficialmente pela primeira vez na Visão da Força Aérea das Forças Armadas da Ucrânia em 2020. Na época, os F-16 foram considerados juntamente com os Saab JAS-39E/F Gripen suecos para substituir os caças soviéticos em serviço, incluindo MiG-29, Su-27, Su-25, e Su-24M.

No entanto, até o início da invasão em grande escala, as negociações não avançaram significativamente. Foi apenas com o aumento das hostilidades que a Ucrânia intensificou os esforços para conseguir a transferência das aeronaves dos Estados Unidos e outros países.

+ Clique aqui para ver mais vídeos sobre a invasão russa da Ucrânia

Fonte e imagens: Telegram @V_Zelenskiy_official. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.

Back to top