O Tyrrell P34, único carro de seis rodas a entrar em uma corrida da Fórmula 1, foi vendido por mais de US$ 1,1 milhão em um leilão realizado em Mônaco neste fim de semana.
+ Estados Unidos aprovam a venda urgente de três HIMARS para a Ucrânia
+ Citroën surpreende ao lançar van peculiar para propósito específico
O Tyrrell P34 foi construído a partir do chassi número oito, se tornando o primeiro (e único) carro de seis rodas a participar da Fórmula 1. Comprado por um ícone da F1, o piloto sul-africano Jody Scheckter, o carro foi leiloado em Mônaco pela RM Sotheby’s no último sábado (11).
O design curioso do carro foi criado pelo diretor técnico da Tyrrell, Derek Gardner. Ele imaginou que poderia empacotar rodas menores abaixo da asa e o segundo conjunto de borracha compensaria a área de contato reduzida do tamanho menor.
Também haveria redução do arrasto em comparação com o fluxo de ar sobre os pneus mais altos usados pelos concorrentes. Além disso, Gardner analisou que ter mais duas rodas resultaria em uma frenagem melhor. Mas, a maioria dos pilotos estava tendo dificuldades em curtir o design.
“A frenagem era para ser melhor: bom, foi quando você estava freando em linha reta, mas assim que você virou as rodinhas escorregaram e você teve que descer do pedal, então não houve vantagem ali”, disse Scheckter à revista Motor Sport em 2008, de acordo com uma história publicada no Formula1.com.
Felizmente, sua aparência estranha não afetou seu desempenho: no Grand Prix da Suécia de 1977, dois P34 terminaram em primeiro e segundo lugar. Scheckter e seu companheiro de equipe, Patrick Depailler, tiveram um total de 10 pódios naquela temporada, incluindo o segundo e terceiro lugar, respectivamente, no Grand Prix de Mônaco.