Muitos sabem que o trabalho da Yamaha vai muito além da fabricação de instrumentos musicais , como guitarras, baterias ou pianos e motocicletas.
+ Harley-Davidson apresenta condições especiais de compra
+ Bill Gates compra iate de R$ 2,8 bilhões movido a hidrogênio
+ Lamborghini e Porsche ficam alagados em garagem de São Paulo
Não tão conhecida é a sua relação com o mundo dos carros. A realidade é que o fabricante dos dois diapasões esteve envolvido no desenvolvimento parcial ou total de motores de marcas como Toyota, Lexus, Ford e Volvo, além de ter criado o conceito Yamaha OX99-11.
O que vem agora do Japão é um bloco de motor de ‘zero emissões’ que eles vêm sendo desenvolvido há meses e dos quais eles já aceitam pedidos . A unidade que eles apresentaram é um protótipo que pode ser modificado e adaptado com base nas necessidades de cada cliente, que podem ser fabricantes de carros, motos ou qualquer outro veículo .
É um impulsor de ímã permanente interno síncrono ou IPMSM, a priori menor e mais eficiente do que aqueles conhecidos como ‘montagem de superfície de ímã permanente’, com faixas de potência de 35 a 200 kW, o equivalente a 47 a 268 cv. Além disso, o resfriamento desse bloco é possível tanto por água quanto por óleo.
Assim, as unidades podem ser criadas para veículos menores, como motocicletas ou para outros de desempenho superior, como o que podemos ver no vídeo incorporado em um Alfa Romeo 4C Spider devidamente camuflado com os padrões que os protótipos geralmente carregam nas fases de testes.
Tudo isso também abre as portas para futuras motocicletas elétricas da própria Yamaha, conhecidas por seus anos de experiência na fabricação de motos com esse tipo de bloco ‘limpo’, além de lançar em 2018 a Yamaha TYE, uma motocicleta de Teste 100% elétrica .