A Airbus divulgou nas redes sociais o processo de preparação e pintura da primeira de duas aeronaves de transporte militar A400M destinadas ao Cazaquistão.
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A entrega do primeiro avião está programada para 2024, conforme anunciado em setembro de 2021, mas detalhes sobre o custo e o prazo de entrega do segundo A400M ainda não foram divulgados.
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Um detalhe notável é que os A400Ms destinados à Força Aérea do Cazaquistão não incluirão um sistema de reabastecimento aéreo. Este aspecto diferencia as aeronaves cazaques das configurações típicas utilizadas por outras nações.
A Airbus está expandindo sua presença no Cazaquistão, um mercado que, antes da invasão em grande escala pela Federação Russa, também era considerado promissor para a Antonov.
Atualmente, a Força Aérea do Cazaquistão opera uma frota diversificada, incluindo 8 aeronaves C295 e seis helicópteros H145 da Airbus, além de manter operações com aeronaves de transporte da Antonov, como os modelos An-12, An-26 e An-72.
Apesar da expansão no Cazaquistão, as perspectivas globais de exportação do A400M enfrentam desafios. Recentemente, houve uma desaceleração na exportação dessas aeronaves pela Alemanha, cujas ações parecem contradizer seus próprios interesses econômicos. A Alemanha possui atualmente 38 dos 52 A400Ms encomendados.
Outros desenvolvimentos no mercado global incluem a decisão da Coreia do Sul de adquirir os KC-390 brasileiros em vez dos A400Ms, mostrando o sucesso do Brasil em negociar com potenciais compradores. Além disso, a Índia está considerando substituir suas aeronaves An-32 e Il-76, com o A400M entre as opções consideradas em um processo de licitação em andamento.
Fonte: defence-ua.com – Foto e vídeo Airbus Defence. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA.