
A United Engine Corporation (UEC), integrante da Rostec, apresentou no Salão Aeronáutico de Dubai 2025 seus mais recentes desenvolvimentos em sistemas de propulsão para helicópteros leves, aeronaves híbridas e drones de várias categorias.
Entre os destaques está o motor VK-650V, uma usina totalmente russa criada para atender ao crescente mercado de helicópteros da classe de 2 a 4 toneladas.
O VK-650V recebeu certificação de tipo na Rússia em dezembro de 2024 e já iniciou testes de voo integrado ao helicóptero Ansat, em sua versão com substituição de componentes importados. Em setembro, o motor impulsionou com sucesso o helicóptero multiuso da Russian Helicopters, marcando um avanço significativo na autonomia tecnológica do país no setor aeronáutico.
Segundo o Diretor-Geral da UEC, Alexander Grachev, o novo motor deve se tornar um dos projetos mais importantes da aviação leve:
“Os motores VK-650V estão em alta demanda no segmento mais massivo do mercado. O VK-650V foi desenvolvido em pouco tempo, está pronto para produção em massa e já demonstrou operação confiável no Ansat. Tenho certeza de que substituirá análogos estrangeiros em todos os helicópteros para os quais é destinado, além de ser aplicável a helicópteros e VANTs promissores, inclusive estrangeiros.”

O motor se destaca por baixo consumo de combustível, elevada durabilidade das peças principais e um avançado sistema digital de controle automático. Ele entrega 650 hp no modo de decolagem, podendo alcançar 750 hp em regime de emergência.
Sistemas híbridos e novos motores para drones
A partir da base tecnológica do VK-650V, os especialistas da UEC também desenvolveram uma usina híbrida (HPU) de 500 kW, combinando turbina a gás e motores elétricos. O sistema é voltado para drones de transporte, táxis aéreos e aeronaves de decolagem e pouso vertical (VTOL) ou de pista ultracurta.
Outro destaque é o gerador de turbina de 400 kW, projetado para equipar aeronaves híbridas de nova geração.
Pela primeira vez, a UEC também apresentou em Dubai motores turbojato de pequeno porte, com potência entre 40 e 150 kgf, além do turbogerador RH50. Esses motores se caracterizam pela alta eficiência de combustível, sistemas simples de lubrificação e baixo peso, o que os torna ideais para VANTs de diversos formatos.
O RH50 funciona com querosene e converte a energia da combustão da turbina em eletricidade por meio de um gerador acoplado, sendo já utilizado em drones russos de diferentes tamanhos e configurações.
Fonte e imagens: Rostec. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.
