Vídeo divulgado pelo Museu Nacional da Força Aérea dos Estados Unidos mostra um caça Sukhoi Su-27 restaurado e adquirido pelo museu sendo movido pelas estradas e levado para a exibição na Galeria da Guerra Fria
+ Clique aqui para ver o vídeo
Sukhoi Su-27
Projetado durante a década de 1970, o Su-27 foi introduzido na Força Aérea Soviética em meados da década de 1980, mas nessa época a URSS estava em declínio e acabaria por entrar em colapso em 26 de dezembro de 1991.
Isso levaria ao seu estado sucessor, o Federação Russa, desenvolvendo uma variedade de projetos subsequentes para complementar o original, como o Su-30, o Su-33, aeronaves de ataque Su-34 e Su-37, entre outros.
Outros projetos incluíram variantes baseadas em porta-aviões e o Shenyang J-11, que foi construído e pilotado pela Força Aérea da China.
Além disso, permaneceram Flankers em serviço com outras nações em todo o mundo, de Angola ao Vietname, e da Indonésia ao Cazaquistão.
Embora o Su-27 permaneça bastante comum em vários estados pós-soviéticos, centenas de Flankers foram utilizados por ambos os lados da actual Guerra Russo-Ucrânia em combates ar-ar ou no apoio a ofensivas terrestres.
Embora o resultado da guerra em curso ainda não seja visto neste momento, parece provável que o Flanker permanecerá nos céus nos próximos anos.
Vídeo e fotos: Twitter @AFmuseum