Reino Unido testa drones FPV lançados de helicóptero e acelera investimentos em tecnologias militares autônomas (X @RoyalAirForce)
A Força Aérea Real do Reino Unido testou o lançamento de drones FPV a partir de um helicóptero Chinook, como parte do programa Hornets Nest, que busca explorar o uso dessas aeronaves como plataformas móveis para lançar drones em massa.
+Ex-funcionário da Ford é preso por roubar peças milionárias que eram revendidas em oficinas e anunciadas no eBay
+Vídeo mostra drones Bayraktar TB-3 armados decolando do TCG ANADOLU e lançando mísseis MAM-L
O país tem acelerado os investimentos nesse tipo de tecnologia para integrar os drones aos sistemas de defesa das forças armadas, incluindo Exército, Marinha e Aeronáutica.
Em abril de 2025, o Ministério da Defesa britânico firmou um contrato de US$ 337,9 mil com a Viking Arms para a entrega urgente de 180 drones FPV de diferentes tamanhos, destinados a treinamentos militares. Essa aquisição faz parte de um plano maior que já destinou US$ 5,94 bilhões para o desenvolvimento, compra e expansão do uso de drones em operações militares.
Além dos drones FPV, o Reino Unido também vem investindo em drones de superfície para missões diversas, como reconhecimento, defesa aérea, guerra eletrônica e ataques kamikaze. Um exemplo é o Kraken3, drone multifuncional capaz de transportar cargas, tropas ou armamentos como os Switchblade 600 e 300, além de ser equipado com sistemas de guerra eletrônica para neutralizar ameaças aéreas.
Fonte: Militarnyi | Foto: X @RoyalAirForce | Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial
UK Defence is investing in agile tech to stay ahead. First Person View (FPV) drones can jam targets, scout terrain, and strike targets — all in one flight.
A trial deploying FPVs from an RAF Chinook helicopter called Hornets Nest was recently completed. pic.twitter.com/3CyI7kN5PD
— Royal Air Force (@RoyalAirForce) May 9, 2025
