A Indonésia comprou dois navios de guerra multifuncionais MPCS/PPA que estavam em construção para a Marinha Italiana pelo estaleiro Fincantieri. A aquisição foi oficializada em 30 de janeiro de 2025, durante uma cerimônia de renomeação das embarcações.
Os navios, anteriormente chamados Marcantonio Colonna e Ruggiero di Lauria, foram renomeados como KRI Brawijaya (320) e KRI Prabu Siliwangi (321) e serão as maiores unidades de combate de superfície da Marinha da Indonésia.
Detalhes da Compra
Os navios foram originalmente construídos como o quinto e o sexto da classe MPCS/PPA e foram vendidos à Indonésia por aproximadamente 1,18 bilhão de euros. Eles estão sendo construídos no estaleiro Fincantieri Riva Trigoso-Muggiano e fazem parte do programa de modernização da Marinha Italiana.
Características do Projeto MPCS/PPA
O programa de renovação da Marinha Italiana, lançado em 2015, previa a construção de sete navios do projeto MPCS/PPA (sigla para Multi-Purpose Combat Ship, ou “Navios de Patrulha Marítima Multiuso” em italiano). A classe leva o nome de Thaon di Revel, em homenagem ao primeiro navio da série.
Os navios da classe possuem 143 metros de comprimento, 16,5 metros de largura e deslocam 6270 toneladas após o quarto casco (os três primeiros possuíam deslocamento de 4900 toneladas). São equipados com um sistema de propulsão diesel-gás, permitindo atingir velocidades superiores a 31 nós.
Armamento e Capacidades
Os navios estão armados com:
- Lançador vertical SYLVER A50 para 16 mísseis antiaéreos Aster-15/30;
- Sistema de mísseis antinavio TESEO;
- Canhão Leonardo de 127 mm;
- Suporte de artilharia OTO Melara de 76 mm;
- Dois módulos de combate de 25 mm;
- Dois lançadores de torpedos de 324 mm.
A autonomia de cruzeiro das embarcações é de 5000 milhas náuticas e cada navio comporta uma tripulação de 173 pessoas, com capacidade de acomodação adicional para 30 passageiros.
Fonte e imagens: Fincantieri / mil.in.ua. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.