O primeiro fusca no Brasil

O primeiro fusca no Brasil. Foto: Divulgação
O primeiro fusca no Brasil. Foto: Divulgação

Em 03 de janeiro de 1959 era produzido o primeiro fusca no Brasil.

O primeiro Fusca nacional, chamado na época de Volkswagen Sedan, saiu das linhas de montagem da fábrica da VW no bairro do Ipiranga, em São Paulo, no início de janeiro de 1959. O carro já vinha sendo montado ali desde 1951, quando era trazido da Alemanha totalmente desmontado.

+ Tatra T-87: A inspiração do Fusca
+ VW Mini Bike, uma minimoto feita com para-lamas de fusca
+ Este Fusca na verdade é um Porsche

Até 1986, o Brasil produziu 3,1 milhões de unidades do lendário Fusca.
Até 1986, o Brasil produziu 3,1 milhões de unidades do lendário Fusca.

Aos poucos, suas peças foram sendo nacionalizadas até que o modelo obtivesse o status de genuinamente brasileiro (95%), a partir desse momento, o Fusca passou a ser considerado nacional, um privilégio no cenário da jovem indústria automobilística brasileira.

Nessa época, o VW tinha um motor de quatro cilindros refrigerado a ar de 1,2 litro que desenvolvia modestos 36 cv e um câmbio de quatro marchas em que a primeira não era sincronizada: só podia ser engatada com o carro parado.

Levando a família, no trânsito urbano, a primeira era a marcha mais usada: qualquer pequeno aclive exigia a primeira marcha para ser vencido. E os motoristas, em sua maioria iniciantes, sofriam para dirigir o saudoso Fusquinha.

Alguns fatos sobre o fusca:
1967 – A Volkswagen substituía o motor 1.200, de 36 cvde potência, pelo 1.300, que rendia 10 cv a mais.

1970 – Chegava a versão 1.500, de 52 cv, com freios a disco e bitola traseira mais larga.

1974 – O fusca passou a ser equipado com acelerador de duplo estágio, o que visava a economia de combustível.

A maior novidade desse ano, porém, foi o lançamento do Super Fuscão, a versão com apelo esportivo do modelo, que era equipada com o propulsor de 1.600 cm³ de cilindrada.

Com dupla carburação, ele rendia 65 cv e atingia 134 km/h de velocidade máxima.

Um ano depois, saiu de cena a versão 1.5 e surgiu o Fusca 1.300-L, ou versão luxo. Em 1981, o motor 1.3 chegou também na opção a etanol e, no ano seguinte, saiu de linha o propulsor 1.6.

1959 até 1986 -A produção ininterrupta do Volkswagen Fusca no Brasil foi de 1959 até 1986.

1993 – A pedido do então Presidente da República Itamar Franco, o carro voltou a ser fabricado.

28 de junho de 1996 – O Fusca saiu oficialmente de linha. Para celebrar, ganhou uma série limitada batizada de Ouro, com 1.500 unidades.

+ Guia das cadeiras: aprenda como escolher a melhor para cada ambiente
+ O maior megaiate do mundo vai unir os mais inteligentes e mais ricos

"Fusca Itamar"
“Fusca Itamar”

O primeiro Fusca (Sedan) montado no Brasil foi lançado em 3 de janeiro de 1959. Nesse mesmo ano, foram vendidas 8.406 unidades do modelo que, rapidamente, se tornaria um estrondoso sucesso de mercado, em uma época dominada pelos automóveis importados de grande porte. Até 1986, o Brasil produziu 3,1 milhões de unidades do lendário Fusca.

Back to top