Mercado de carros de entrada vai sofrer revolução em 2019 com ESP e mais conectividade

O HB20, da Hyundai, vai se tornar mais espaçoso / Foto: Divulgação

O mercado de carros de entrada vai sofrer uma séria revolução neste ano. Segundo reportagem do Jornal do Carro, do Estadão, as novas gerações do Chevrolet Onix e Prisma e o Hyundai HB20 vão colocar no mercado opções de tecnologia e segurança que vão mudar o patamar do consumidor de base.

Uma das mudanças é a entrada obrigatória do controle de estabilidade (ESP) em carros a partir do início de 2020. Ou seja, os carros novos que chegarem ao mercado ainda este ano já virão com o dispositivo, que é obrigatório nos Estados Unidos há mais de 10 anos.

O ESP serve para não deixar o carro sair da trajetória em uma curva mais fechada ou em uma mudança brusca de direção.

Outra novidade é que o Onix será o primeiro carro de entrada a ter internet 4G a bordo. Isso vai obrigar os concorrentes a correr atrás, deixando os carros mais conectados. Vai ser um passo importante para o consumidor brasileiro ir se acostumando com a chegada de carros autônomos.

O tamanho de alguns modelos também vai mudar. Onix e o HB20 vão se tornar mais espaçosos por dentro, oferecendo mais conforto e deixando modelos menores, como Nissan March e Fiat Uno, em grande desvantagem.

Um outro caminho sem volta é a turboalimentação de motores menores, adotada no Onix e Prisma, líderes de mercado, o que deve estimular a adoção de tecnologias similares pelas outras montadoras para manter a competitividade.

 

Back to top